Produção comunicativa das mulheres: um legado ainda pouco conhecido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/rechu.v1i1.9

Palavras-chave:

mulheres, comunicação, Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA), história, América Latina

Resumo

Há uma consonância entre as/os estudiosas/os a respeito da escassez de fontes bibliográficas e de referências teórico-conceituais produzidas por mulheres, ou mesmo que examinem a sua produção e/ou que tenham elas como foco (sujeitas) de estudos, na área da comunicação. Assim, através de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando conceitos da transmetodologia de Alberto Efendy Maldonado (2013) e da análise histórica (historiografia social), categorizada por “espaço de experiência” e “horizontes de expectativas”, de Reinhart Koselleck (2006), este artigo apresenta parte das sistematizações realizadas em uma pesquisa mais ampla, com apoio da Fapesp e do CNPq. Os resultados contribuem para o conhecimento dessa produção, objetivando (re)desenhar e (re)configurar o mapa cognitivo dos estudos comunicativos.

 

Biografia do Autor

Maria Cristina Gobbi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru - SP

Bolsista de produtividade do CNPq, pesquisadora Livre docente em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina e professora da Unesp.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

Gobbi, M. C. . (2023). Produção comunicativa das mulheres: um legado ainda pouco conhecido. Revista Estudos Da Condição Humana, 1(1). https://doi.org/10.14244/rechu.v1i1.9